top of page
Foto do escritorProf. Esp. Paulo Roberto Costa

Como Age o Dry Needling na Fisioterapia?


Olá, queridos alunos e alunas!

Possivelmente, alguns alunos já ouviram falar do Agulhamento a Seco ou Dry Needling. Outros, talvez, não. Para você que não conhece, vou apresentar brevemente esta ferramenta muito utilizada na Fisioterapia. E você que já a conhece, vou me aprofundar mais um pouco para que você eleve seu conhecimento a respeito desta ferramenta e assim, elevar seus resultados com seus pacientes.


O Dry Needling ou Agulhamento a Seco é uma excelente ferramenta e muito segura no controle e prevenção da dor, em condições de sensação de retesamento, espasmo ou deficiência muscular e pontos gatilho.


A Técnica de Dry Needling

Na região onde se encontra a dor ou sensação de retesamento muscular, há a introdução de uma agulha de acupuntura, bem fina, e que não há administração de qualquer substância medicamentosa. A manobra é sempre realizada respeitando a anatomia das estruturas envolvidas na dor, no que diz respeito à profundidade no momento da inserção da agulha. Nesse momento, são realizados movimentos lentos de modo a causar uma "irritação" ou "microtraumas" que vão promover uma resposta fisiológica de formação de novas fibras musculares em substituição àquelas que se encontravam, digamos, danificadas.


Como Acontece a Resposta Fisiológica?

Ocorre neurofisiologicamente uma ação coordenada pelo mecanismo de ajustamento promovido no Sistema Nervoso Central neste instante da ação da agulha no tecido acometido. Ao ser estimulado assim que a agulha perfura a pele e acessa os tecidos moles, provocando microlesões, o sistema somatossensorial, que tem inúmeras missões, desde o acionamento do reflexo motor até a percepção a níveis mais altos, entre elas, a percepção nociceptiva e compreensão cognitiva, por exemplo desencadeia todo o processo em resposta ao estímulo.


A Reconstrução Tecidual

A partir deste mecanismo, é acionada a reconstrução tecidual, que vai regenerar as funções que antes eram disfuncionais. Trata-se de uma ferramenta segura, que traz resultados no controle da dor e melhora de amplitude articular.


Conclusão

Atenção alunos! Se for usar com seu paciente, não hesite! O Dry Needling é uma técnica eficaz e segura para o tratamento de diversas condições musculoesqueléticas.


Grande abraço do Prof. Paulo Roberto Costa




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page