top of page
Foto do escritorProf. Esp. Paulo Roberto Costa

O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NA INTERSECÇÃO ENTRE SAÚDE MENTAL E DESEMPENHO ESPORTIVO






Como a Saúde Mental do Atleta Pode Influenciar no Risco de Lesões?


A Importância da Saúde Mental no Esporte


O consenso sobre a importância de ser trabalhada no esporte a condição mental de um atleta já está consolidado cientificamente. Tanto que, nas últimas três décadas, essa área que atua no esporte desenvolveu-se de tal maneira na psiquiatria e na medicina esportiva, que houve a criação da International Society for Sports Psychiatry em 1994, visando trabalhar a influência das desordens mentais no esporte e a aplicabilidade dos exercícios como tratamento para tais acometimentos.

Um estudo publicado em 2017 elencou os temas mais pesquisados, entre eles: traumatismo craniano e concussão, abuso de drogas e doping, melhoria de desempenho, overtraining, TDAH e transtornos alimentares.


O Impacto da Exigência Física e Mental nos Atletas


A exigência física exercida em um atleta de elite é, muitas vezes, extrema, levando-o à fadiga física. Mas, além da exigência física, o estresse durante os treinos, competições, cobranças por resultados, viagens excessivas, problemas pessoais, influência das redes sociais, da mídia especializada ou de terceiros podem levar à fadiga mental.

Ou seja, se antes o cérebro era altamente exigido no gerenciamento das ações musculares, em tudo que envolve essa governança central na modulação dessas atividades inerentes ao esporte, tem aumentada a sua demanda agora no âmbito mental, envolvendo todo o contexto cognitivo do atleta, com redução do foco e da concentração, por exemplo.

Isso pode interferir em alto grau em seu desempenho nos treinos e, assim, nas competições. Ao perder o foco nas áreas de sua preparação, o atleta fica mais exposto a situações que podem levar a alguma lesão de qualquer natureza.


O Papel do Fisioterapeuta na Saúde Mental do Atleta


O fisioterapeuta tem um papel importante no cuidado com o atleta. Profissional altamente capacitado nos tratamentos curativo e preventivo e no trabalho de manutenção da integridade da saúde dos atletas, este último com o objetivo principal de minimizar os riscos de lesões.

E é nesse aspecto que o fisioterapeuta, ao ficar atento a alguns desses sinais e sintomas de esgotamento mental em qualquer nível, pode ajudar o atleta ao compartilhar estas informações com o departamento médico do clube ou com a equipe que assessora este atleta.


Identificação de Alterações e Intervenção


Ao observarmos o comportamento motor do atleta durante alguma atividade, podemos muitas vezes identificar uma má adaptação dos movimentos durante os exercícios ou atividades por alguma alteração do comportamento mental. Durante uma atividade, em um tratamento ou mesmo durante uma conversa, ele pode relatar algo que chame a atenção.

Essa informação, quando comunicada aos profissionais da psicologia com antecipação, pode minimizar muito o risco de lesões ou quedas significativas de desempenho.


A Importância da Visão Interdisciplinar


Concluo dizendo que esta visão interdisciplinar deve fazer parte dos valores intrínsecos do fisioterapeuta. Integrado aos valores dos outros profissionais que compõem a equipe multidisciplinar que acompanha o atleta, ele possibilitará, com muita certeza, a plenitude da saúde do atleta. Isso vai permitir ao atleta atingir ou estar sempre na plenitude de suas funções motoras e mentais, aproximando-o sempre do melhor resultado.


Um recado para fisioterapeutas Esportivos.


Você que é fisioterapeuta esportivo, fique sempre atento ao que o atleta vocaliza ou apresenta como comportamento atípico. Compartilhe com a equipe do departamento médico. Seja um profissional observador junto ao atleta, pois é muito importante. Tenha certeza de que essa atenção vai fazer muita diferença em seu desempenho!



Grande abraço, Paulo Roberto Costa.








0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page